quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Pegadinha Gramatical

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SEVERINO CABRAL

Pegadinha Gramatical no Texto & Contexto de Sala de Aula
Essa vai para o 9º C e D. Justifique sua resposta, vale postar no gadget, (Quadrinho do lado direto  com o título) Ei, eu estive aqui!!!

Atenção só será validada a primeira postagem correta.
 Conteúdo: Orações subordinadas e Adjunto adverbial


Qual é a diferença entre as construções abaixo e o que indica cada uma delas ?
Apesar de você, amanhã há de ser um novo dia.
Apesar de você não querer, amanhã há de ser um novo dia.

Pegadinha Gramatical

 
 
Pegadinha Gramatical no Texto & Contexto de Sala de Aula
Essa vai para o 8º A e B. Analise a oração, dê um sentido coerente e  justifique sua resposta, vale postar no gadget (Quadrinho do lado direto  com o título) Ei, eu estive aqui!!!
 
Qual é a incoerência da frase?
 “Desculpe a modéstia, mas continuo bonita.”
Atenção só será validada a primeira postagem correta.
 Conteúdo: coesão e coerência

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Artigo de Opinião-1º C e D


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SEVERINO CABRAL


    Artigo de Opinião-1º C e D

    Neste bimestre temos como tema a violência dos adolescentes e como objetivo de sala de aula desenvolver o gênero artigo de opinião, nos 1º C e D da EEEFM SEVERINO CABRAL. Seguindo a proposta do livro didático: Português: linguagem de  Cereja, William Roberto e Magalhães, Thereza Cochar,  lemos e discutimos o artigo abaixo de Zilda Arns.
      Segundo o professor Ademir Caitano Alves, o próprio nome já diz, artigo de opinião é um texto em que a opinião do autor sobre determinado tema fica explícita. Comum em jornais e revistas, os artigos de opinião são fundamentados em impressões pessoais do autor, que têm a intenção de convencer seus leitores e, para isso, apresentam idéias de forma argumentativa. Por meio de um artigo de opinião, o autor expressa seu ponto de vista sobre um tema polêmico ou uma discussão atual. Em geral, um artigo de opinião, revela uma tese, a idéia a ser defendida pelo autor. A partir dela são desenvolvidos argumentos, construídas hipóteses, fortalecidas por ilustrações e exemplos, visando persuadir o leitor do ponto de vista do escritor.




Como prevenir a violência dos adolescentes
26/11/2003
http://www.brasilnews.com.br/barravermelha.gif
ZILDA ARNS

Quando deparo com as notícias sobre crimes hediondos envolvendo adolescentes, como o ocorrido com Felipe Silva Caffé e Liana Friedenbach, fico profundamente triste e constrangida. Esse caso é a consequência da baixa valorização da prevenção primária da violência por meio das estratégias cientificamente comprovadas, facilmente replicáveis e definitivamente muito mais baratas do que a recuperação de crianças e adolescentes que cometem atos infracionais graves contra a vida.

Talvez seja porque a maioria da população não se deu conta e os que estão no poder nos três níveis não estejam conscientes de seu papel histórico e de sua responsabilidade legal de cuidar do que tem de mais importante a nação: as crianças e os adolescentes, que são o futuro do país e do mundo.

A construção da paz e a prevenção da violência dependem de como promovemos o desenvolvimento físico, social, mental, espiritual e cognitivo das nossas crianças e adolescentes, dentro do seu contexto familiar e comunitário. Trata-se, portanto, de uma ação intersetorial, realizada de maneira sincronizada em cada comunidade, com a participação das famílias, mesmo que estejam incompletas ou desestruturadas.

A prevenção primária da violência inicia-se com a construção de um tecido social saudável e promissor, que começa antes do nascer, com um bom pré-natal, parto de qualidade, aleitamento materno exclusivo até seis meses e o complemento até mais de um ano, vacinação, vigilância nutricional, educação infantil, principalmente propiciando o desenvolvimento e o respeito à fala da criança, o canto, a oração, o brincar, o andar, o jogar; uma educação para a paz e a não-violência.

A Pastoral da Criança, que em 2003 completa 20 anos, forma redes de ação para multiplicar o saber e a solidariedade junto às famílias pobres do país, por meio de mais de 230 mil voluntários, e acompanhou no terceiro trimestre deste ano cerca de 1,7 milhão de crianças menores de seis anos e 80 mil gestantes, de mais de 1,2 milhão de famílias, que moram em 34.784 comunidades de 3.696 municípios do país.

O Brasil é o país que mais reduziu a mortalidade infantil nos últimos dez anos; isso, sem dúvida, é resultado da organização e universalização dos serviços de saúde pública, da melhoria da atenção primária, com todas as limitações que o SUS possa ainda possuir, da descentralização e municipalização dos recursos e dos serviços de saúde. A intensa luta contra a mortalidade infantil, a desnutrição e a violência intrafamiliar contou com a contribuição dessa enorme rede de solidariedade da Pastoral da Criança, um organismo de ação social da CNBB que atua de forma ecumênica em todo o país.

A segunda área da maior importância nessa prevenção primária da violência envolvendo crianças e adolescentes é a educação, a começar pelas creches, escolas infantis e de educação fundamental e de nível médio, que devem valorizar o desenvolvimento do raciocínio e a matemática, a música, a arte, o esporte e a prática da solidariedade humana.

As escolas nas comunidades mais pobres deveriam ter dois turnos, para darem conta da educação integral das crianças e dos adolescentes; deveriam dispor de equipes multiprofissionais atualizadas e capacitadas a avaliar periodicamente os alunos. Urgente é incorporar os ministérios do Esporte e da Cultura às iniciativas da educação, com atividades em larga escala e simples, baratas, facilmente replicáveis e adaptáveis em todo o território nacional.

Todos esses direitos estão previstos na lei; é necessário um amplo debate, principalmente sobre o acesso aos direitos fundamentais, acompanhado da imprescindível decisão política em todos os níveis de governo e da sociedade civil, para a soma de esforços a fim de executar essas políticas. Naturalmente um real controle social, por meio dos conselhos setoriais e dos conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, de forma objetiva e articuladora, poderá ajudar na prevenção da violência e na recuperação de crianças e adolescentes. E um real controle social, por meio dos conselhos setoriais, tutelares e os dos Direitos da Criança e do Adolescente poderá estimular essa ação intersetorial e manter a vigilância para o cumprimento da lei.

Em relação às crianças e adolescentes que cometeram infrações leves ou moderadas -que deveriam ser mais bem expressas-, seu tratamento para a cidadania deveria ser feito com instrumentos bem elaborados e colocados em prática, na família ou próxima dela, com acompanhamento multiprofissional, desobstruindo as penitenciárias, verdadeiras universidades do crime.

Para prevenir o agravamento da violência, o Judiciário deveria prever estratégias para ir ao encontro das comunidades pobres. É o que faz a magnífica juíza Joeci Machado Camargo, com sua equipe do Juizado da 4ª Vara de Família de Curitiba, com excelentes resultados.

Com relação à idade mínima para a maioridade penal, deve permanecer em 18 anos, prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e conforme orientações da ONU. Mas o tempo máximo de três anos de reclusão em regime fechado, quando a criança ou o adolescente comete crime hediondo, mesmo em locais apropriados e com tratamento multiprofissional, que urgentemente precisam ser disponibilizados, deve ser revisto. Três anos, em muitos casos, podem ser absolutamente insuficientes para tratar e preparar os adolescentes com graves distúrbios para a convivência cidadã.

Zilda Arns Neumann, 69, médica pediatra e sanitarista, é fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança.

http://www.brasilnews.com.br/barravermelha.gif
Fonte: Folha de S. Paulo
Agora após ter lido os artigos em sala, e com sua pesquisa em mãos, comece a escrever seu artigo, não esqueça das características fundamentais de um artigo.
Visite os links abaixo para fundamentar seu texto:


Colégio Djanira Tavares- Conteúdo programático para Avaliação Bimestral-IV BIMESTRE Disciplina: Gramática


Conteúdo programático para  Avaliação Bimestral-IV BIMESTRE
Disciplina: Gramática
Professora: Adriana Trajano
6º A:
Interjeição;
Interjeição na poesia;
Pronomes pessoais e de tratamento;
Pronomes de tratamento e seus usos;
O pronome e a coesão;
Verbo.

7º A e B:
Sujeito e predicado;
Campo semântico e coesão;
Mau ou mal; a gente ou agente;
Sujeito simples, composto e desinencial;
Alguns casos de concordância.( Sujeito coletivo e substantivo coletivo);
Transitividade verbal;
Objeto direto e indireto.

8º A e B:
Conjunção-coordenativa e subordinativa;
A ordem das orações e a produção de sentidos;
Período simples e período composto;
A conjunção como elemento de coesão.
O uso do por que, porque, porquê  e por quê;
Orações coordenadas assindéticas e sindéticas, aditivas, adversativas e alternativas.
9º A e B:
Onde e aonde/ se não e senão;
Regência verbal e nominal;
Regência verbal: norma e variações;
Colocação pronominal;
A regência nominal;
O uso da crase;
Estrutura das palavras: radical e afixos;
Formação das palavras e sentidos novos na língua;



Pegadinha Gramatical-9º A e B.


 Pegadinha Gramatical no Texto & Contexto de Sala de Aula
Essa vai para o 9º A e B. Analise a oração, dê um sentido coerente e  justifique sua resposta, vale postar no gadget (Quadrinho do lado direto  com o título) Ei, eu estive aqui!!!
Atenção só será validada a primeira postagem correta.
 Conteúdo: Crase.

“ As provas serão aplicadas nas salas de 30 à 39”

O acento indicativo de crase deve ser usado entre esses números ou não? Justifique.

Pegadinha Gramatical-7º A e B


Pegadinha Gramatical no Texto & Contexto de Sala de Aula
Essa vai para o 7º A e B. Analise a oração, dê um sentido coerente e  justifique sua resposta, vale postar no gadget, (Quadrinho do lado direto  com o título) Ei, eu estive aqui!!!

Atenção só será validada a primeira postagem correta.
 Conteúdo: pronomes, uso da pontuação.
MARIA TOMA BANHO PORQUE SUA MÃE DISSE ELA PEGUE A TOALHA.